Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 27 de julho de 2013

Dicas Cão Contente | Saber estar em casa.

 
A casa de um cão, isto é, a casa da família (quer seja apartamento ou vivenda), é um lugar onde o cão passa a maior parte do tempo, onde fica sozinho, onde passa serões em família, onde brinca, onde come, onde dorme, isto é, onde faz muitas das coisas mais importantes da sua vida, logo é um espaço com uma importância enorme para um cão, tal como é para as pessoas. Todos nós gostamos de nos sentir confortáveis na nossa casa, gostamos que a decoração esteja ao nosso gosto, gostamos que a cama e o sofá sejam confortáveis, no fundo, a nossa casa é um aspecto muito importante para o nosso bem-estar, mas tal como é importante para nós também é importante para o nosso cão.
Mas o que acontece muitas vezes é que o cão não se comporta da maneira que desejaríamos e na realidade as pessoas não fazem muita coisa para contrariar isso pois acham que é do "feitio" do cão, que este tem energia a mais e tendo em conta isso não há nada a fazer. Uma das consequências comuns de quem vive numa moradia é o cão a passar a viver no quintal, portanto aquele conceito de lar deixa de existir para o cão. No entanto, basta o dono informar-se, dedicar-se e os resultados aparecerão naturalmente.
Existem vários aspectos a ter em conta para que o cão se sinta bem na sua casa e que se habitue a estar o mais tranquilo possível. Mas um dos que eu considero mais importantes é arranjar um sítio só seu, isto é, uma cama confortável onde ele possa estar deitado sempre que quiser. Mas não basta comprar a cama nova, colocar a um canto e esperarmos que ela, por si só, seja uma solução milagrosa, nada disso, é importante ensinar ao cão que aquela é a cama dele e este deverá aprender a ir para lá à ordem. O treino é simples: atirar um grão de ração para a cama, dizer "cama" ou outra palavra que queira, e voltar a recompensar, repetir várias vezes e ir aumentado a distância. Ao fim de algumas repetições o cão irá associar a cama à ordem, irá para a cama ao comando sem ser preciso atirar o grão de ração para cima da cama, quando isso acontecer Jackpot, em vez de 1 grão, dar 3 porque o cão fez exactamente aquilo que queríamos! Ir para a cama à ordem é bom quando temos visitas e queremos que o cão permaneça calmo ou quando estamos a limpar a casa e não queremos que o cão ande atrás de nós, por exemplo. Para isso também há que incentivar o cão a estar deitado, quer na cama ou noutro sítio qualquer e para além de ensinar o cão a ir à ordem para a cama também é preciso que ele permaneça lá deitado. Para isso temos que recompensar sempre que o cão se for deitar de livre vontade, para que o cão perceba que estar deitado é muito porreiro, que o dono acha isso espectacular e que por isso lhe dá recompensas pelo bom comportamento. Muitas vezes na relação dono/cão a comunicação entre os dois falha e uma das principais razões deve-se ao facto do dono não dizer ao cão o que este fez ou deve fazer. Isto é: se nós queremos que um cão esteja tranquilo em casa mas por outro lado quando este se deita o dono não lhe diz "lindo menino" ou não lhe dá uma recompensa, o cão nunca vai saber que é esse o tipo de comportamento que o dono quer que ele tenha. Resumindo, sempre que um cão faz uma coisa correcta, por muito natural e à partida insignificante que achemos, para os cães é importante ter esse feedback do dono, isso vai fazer com que ele repita o comportamento (que é aquilo que pretendemos).
Apesar de ter explicado que é importante o cão saber estar sossegado na cama dele ou deitado noutro sítio qualquer há que ter em conta que o cão não vai passar o dia inteiro deitado, como é óbvio, para isso é importante o exercício físico! Isto é, nós só podemos exigir ao cão que esteja tranquilo em casa se dermos bons passeios com ele, para que este possa gastar energias. Há que ter em conta que as energias que o cão não gastar na rua vão ficar reservadas para os disparates que consequentemente irá fazer em casa e não é isso que pretendemos, muito pelo contrário.
Em casa também é importante reservarmos um tempo do nosso dia para brincarmos com o cão e estimulá-lo a nível mental, brinquedos interactivos são óptimos nestas situações tal como os iremos usar quando nos ausentamos e o cão ficar sozinho em casa. O que é certo é que sem a companhia dos donos o cão terá a necessidade de brincar ou de se ocupar com outras coisas, se não tiver brinquedos possivelmente a sua ocupação vão ser os móveis, os tapetes, os cortinados ou outros objectos que não é suposto o cão mexer, mas que com o tédio e a ausência dos donos, vai acabar por usá-los como brinquedo de estimulação mental.
No fundo, um cão tranquilo, ou não, em casa só é possível com a dedicação do dono: não desistir, incentivar o cão sempre que este fizer as coisas correctamente (quer seja com uma recompensa verbal ou comida), estimular o cão com passeios diários, estabelecer regras em casa, reservar um local da casa para a cama do cão, viciá-lo a estar na cama através de recompensas sempre que este vai para lá e construir um ambiente familiar equilibrado, são tudo dicas importantes para termos um cão bem educado em casa! Exige paciência e método mas como disse no início deste texto: os resultados irão aparecer naturalmente!
Bons treinos

Sem comentários:

Enviar um comentário