Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dicas | Escolher a trela e a coleira ou peitoral

Na hora de decidir uma coleira/peitoral e trela muitos donos ficam com imensas dúvidas em relação ao que escolher. Eu própria quando me vi em mãos com o Janay não sabia o que escolher e erradamente acabei por comprar o mais bonito, em vez do mais prático, resistente e confortável. O que é certo é que ao fim de 2 anos lá cheguei à combinação perfeita e não mudo de material por nada. O que é certo é que quando compramos/adoptamos os nossos cães a preocupação é: o que é melhor para o cão? E ao fim de algum tempo começamos a acrescentar outro ponto de vista: o que é melhor para o cão e para mim? E isto porquê? Porque passamos muito tempo da nossa vida, enquanto donos, a pôr e a tirar coleira e a pegar durante muito tempo na trela. O que era bonito ao fim de algum tempo acabou por se revelar muito pouco prático. E se isto parece uma questão um bocadinho indiferente, acreditem que fazer uma caminhada pegando numa trela que não é confortável resulta nas mãos com umas quantas mazelas, já para não falar do desconforto durante o passeio! Tal como não é bonito nem simpático olharmos para o nosso cão e percebermos que na zona de fricção do peitoral o nosso cão tem essas zonas em ferida. No entanto aqui temos que ser realistas (e tal como o artigo dos brinquedos): mais vale investir em bom material (que não é exageradamente caro) do que comprar barato e estragar-se ao fim de pouco tempo ou prejudicar o cão.
Posto isto, e como falo tanto em conforto, será fácil perceber que não faz sentido nenhum usarmos uma estranguladora. Basta pensar nas vezes que puxamos o cão para mudar de direcção, ou quando estamos a segurar o cão porque quer a todo o custo ir atrás de outro cão, ... estas vezes que temos a necessidade de puxar o cão, contabilizadas ao longo de uma vida são imensas! E sejamos sinceros: ninguém vai dizer que é espetacular para a traqueia do cão, ou vai? E sejamos sinceros novamente: ninguém vai dizer que não magoa, ou vai? Portanto, fora com as estranguladoras porque não têm utilidade prática nenhuma - zero (E o que me dói o coração quando vejo naquelas estranguladoras super finas no pescoço de um cão... não dá para acreditar...!)!
Posto isto, vamos à escolha:
Se tem um cão de uma raça braquicefálica (bouledogue francês, bulldog inglês, pug,...) a escolha é simples: peitoral! São cães muito sensíveis a nível respiratório e o ideal é que nada afecte a sua respiração.
Em relação a peitorais não tenho o peitoral preferido, tenho um da Karlie que é fácil de colocar e até à data resistente. Só o uso em situações pontuais (quando uso a trela de 15 metros ou quando vou a uma cãominhada) pois permite que não faça tanta pressão no pescoço quando o cão puxa.

Se a sua escolhe recaiu sobre uma coleira as minhas preocupações são sempre, como já referi em cima: se é confortável para o cão, resistente e prática. E depois de usar várias coleiras percebi que aquela que mais gosto é da Hunter! Têm um fecho de alumínio e apesar de não gostar deste tipo de fechos (pois já apanhei um susto com um de plástico, partiu-se em pleno centro da cidade) confio nesta! Adoro esta coleira! Não dá trabalho a colocar nem a tirar! Para mim, a ideal, a melhor que já usei!
Se sou esquisita com a coleira, sou ainda mais com a trela. Como já disse anteriormente o próprio dono tem que se sentir confortável a usá-la. Se usarmos uma trela com pouca qualidade, ao fim de um tempo magoa as mãos e ninguém quer isso, mesmo aquelas de nylon não gosto! Por isso, e após usar outras, descobri a maravilhosa trela da Halti! É prática, versátil pois dá para várias posições, ideal para o treino e é tipo almofadada (parecida com as guias dos cavalos). Não troco por outra, é perfeita!
 
 
E estas são as minhas sugestões em relação à escolha destes artigos tão importantes para os nossos cães! Cada um terá as suas escolhas mas isto é que acompanha o meu dia-a-dia! Não escolha o mais bonito, escolha também com qualidade!
 
Onde comprar?
Trela e Coleira: http://dogswish.pt/

1 comentário: